terça-feira, 28 de abril de 2015

São José de Anchieta é declarado copadroeiro do Brasil


Um ano após ter sido declarado santo pelo papa Francisco, São José de Anchieta recebeu o título de padroeiro secundário do Brasil. A partir de agora, para a Igreja Católica, o santo que viveu e morreu em terras capixabas é o padroeiro oficial do país ao lado de Nossa Senhora Aparecida. O reconhecimento ocorreu durante a 53ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil - CNBB.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também concedeu o título de Santuário Nacional ao Santuário de São José de Anchieta, no Sul do Estado. No Brasil apenas o Santuário Basílica de Nossa Aparecida, em São Paulo, possuía esse título.
O pedido para que José de Anchieta se tornasse padroeiro do país, e que o santuário localizado em Anchieta se tornasse, oficialmente, Santuário Nacional de São José de Anchieta, foi feito no ano passado pelo reitor do Santuário, padre César Augusto dos Santos. Na ocasião, ele estava em Roma, onde foi vice postulador no processo da canonização de São José de Anchieta, na capital italiana.