Oração




Um Tamoio teria rezado assim:

Senhor Criador do céu, da terra, do mar e de todos os seres vivos, aprendemos a Vos amar através deste bom Padre Anchieta que veio de além mar. Deixou tudo o que era seu e veio não para tomar posse de nossas matas e de nossas riquezas; veio justamente para nos ensinar que, vivendo como irmãos e nos respeitando, podemos alcançar a paz e a felicidade. Aprendeu nossa língua e não nos obrigou a aprender a sua. Valorizou tudo o que nossas tradições tem de bom. Nossa gente tornou-se mais feliz ouvindo seus poemas e aprendendo muito com suas peças teatrais. Descobrimos que nosso todo poderoso Tupã é o Pai Criador que nos deu tudo o que a natureza nos oferece. Descobrimos que não precisamos mais fazer guerras. Não precisamos mais nos dividir em amigos e inimigos.
Fazei Senhor, que todas as sementes de bondade, de justiça e de paz que o bom e santo José de Anchieta semeou entre nós cresçam vigorosas em todos os corações por todas as gerações que virão.
Santo, o Padre Anchieta foi entre nós. Santo, ele será para as futuras gerações. Como uma linda estrela que brilha na escuridão das noites, seja São José de Anchieta a estrela a abençoar e iluminar nossos caminhos, nossos sonhos e nossas esperanças.
Amém.



Dom José Carlos Chacorowski CM
bispo diocesano de Caraguatatuba


(foto:Luiz Pavão)