Bandeira


Descrição
Escudo
Tipo; Pergaminho, em degradês em tons areia da praia(. Ao centro do escudo está a Cruz Vermelha. Silhueta de São José de Anchieta.

Insígnias
Cocar indígena, ornado por penas, pergaminho se desdobrando. Cruz Vermelha, Cruz Missionária Jesuítica. Bandeira Branca em detalhes em Verde e Amarelo e Ondas do Mar.
Comentário Simbólico.

Em conformidade com as normas da heráldicas, a Bandeira Peregrina de São José de Anchieta da Diocese de Caraguatatuba/SP, procura apresentar a realidade pastoral deste Santo, sua fé e sua missão em terras brasileiras.
A Bandeira; tem sua centralidade na Cruz Vitoriosa de Cristo, troféu da Vitória sobre a Morte sobre o pecado. Esta cruz é apresentada em cor vermelha, tal cor representa o fio de esperança que permeou toda marcha do povo de Deus, tendo o seu auge no Calvário de Cristo que derrama seu sangue em favor de nossa redenção.
A Cruz é vista dentro do um Escudo, este; em forma de pergaminho, se desdobrando em sentido vertical, de sua base até o topo. A escolha do “escudo-pergaminho” faz referência aos registros historiográficos, marcos, missões e anúncio do Evangelho de Cristo sob orientação da “Companhia de Jesus” ( JESUÍTAS), no período Colonial do Brasil.
No lado esquerdo do Escudo está; São José de Anchieta, que é apresentado, em silhueta, escrevendo sobre a areia da praia, como é tradicionalmente conhecido.
O escudo é o símbolo da arma passiva, defensiva, protetora. Para São Paulo, o escudo é a Fé, contra a qual se romperão todas as armas do Maligno.
Por detrás do escudo, em vertical, está;  a Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, é uma relíquia cristã de origem espanhola. Esta Cruz fora trazida ao Brasil pelos primeiros Jesuítas, símbolo de suas missões no Novo Continente[1]. Esta Cruz, no Brsil é conhecida como: Cruz Missioneira.
De convenção com as normas da heráldica, acima do escudo está o um Cocar; adorno usado por muitas tribos indígenas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, servindo de símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionada de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.
Sua beleza era considerada de importância secundária, o valor real do cocar estava em seu suposto poder para proteger o usuário. O cocar é de uso apenas para ocasiões especiais e é altamente simbólico.O cocar é conquistado por meio de atos de coragem na batalha, as penas significavam os próprios atos.

Por fim, que esta Bandeira Peregrina, através de suas formas, cores, insígnias e símbolos;lembre e faça lembrar a Missão de São José de Anchieta, a presença da Igreja e a verdade de Cristo.
Não tendo mais a declarar.

Criador - Antonio Batista de Souza Junior
Maringá  - PR - 2014